terça-feira, 26 de abril de 2011

Festas de Constância 2011

As festas de 2011 já acabaram oficialmente, mas continua uma actividade paralela, como diz o municipio, na sua pagina web, que podem consultar em http://www.cm-constancia.pt:88/pt/Destaque+-+Tejo+Radical+em+Constância+2011+-+Abril+2011.htm

Destaco a seguinte frase

Este ano, paralelamente às Festas do Concelho

Qual será o significado do PARALELAMENTE?

Será uma festa diferente?
Será a separação da festa em dois (ou mais grupos)?
Será o "para uns tudo, para outros, contentem-se lá com isto"?

Quem passou pelas festas verificou a localização estratégica de algumas tasquinhas, fossem elas perto do placo principal, dentro da mostra das colectividades e empresas do concelho ou na tal "paralelamente às Festas".

O que têm estas tasquinhas em comum?

Falaremos ainda mais deste tema brevemente.

12 comentários:

  1. «Paralelamente» poderá quiçá significar independentemente do sentido positivo das suas acções, ´´ Com as botas do meu avô também seria um homem ``, ou ainda, ´´ Assalto ao erário público, parte I ``.

    ResponderEliminar
  2. A minha idade avançada já não me permite grandes veleidades, o físico desgastado limita-me os movimentos mas não me tolda ainda o raciocínio. Eu tenho que fazer aqui um apontamento em relação ao título deste Post. Admito que as festas precisavam de uma dinâmica diferente para lhe dar mais amplitude, mais energia positiva, mas permitam-me confessar que não vi melhorias significativas em relação ao ano passado por exemplo. Acredito piamente que as expectativas eram altas em relação ao projecto da JICA e que do ponto de vista da participação do público, cumpriu, mas aceitem que o enquadramento (alguns pormenores do programa) não terão sido os mais correctos, se atentarmos ao conceito e à especificidade das festas em causa. Não me considero fora de prazo, mas existem alinhamentos a que não podemos fugir, não podemos ser radicais ao ponto de mandar às malvas o moralismo religioso da coisa. Tudo tem o seu timming e nem sequer vou comentar/analisar o que circula «à boca pequena» sobre as verbas que a CMC atribuiu a esta associação para minimizar as despezas com os artistas convidados. Não sequer discutir se é ou não merecido o deferimento atribuido, se faz ou não sentido, se era/é éticamente correcto tais privilégios a favor de... Se outros havia que mereciam igual tratamento e foram esquecidos e/ou dispensados, se a própria localização foi estratégicamente escolhida à vontade do freguês e sem a rigidez de horários de encerramento como em anos transactos, se...! Tento ser comedido nas palavras, não por simpatia mas por falta de provas concretas, mas que esse zum-zum começa a levantar muitas questões, é indesmentível e agora é só aguardar pelos futuros desenvolvimentos.
    O Político Residente

    ResponderEliminar
  3. O associativismo tem muito que se lhe diga e também deve obedecer a certas regras! pode não agradar a muita gente mas certamente que agradou à maioria. E se há liberdade para tanta coisa também devia haver liberdade para se trabalhar. E na JICA trabalhou-se bem! todos os que lá foram o puderam comprovar e disfrutar! Só entrava quem queria e só via quem queria, a porta estava abertar era só virar costas e ir embora! Este ano foram favorecidos? para o ano outros serão! qual é o problema? deixem a malta trabalhar!

    ResponderEliminar
  4. O problema que aqui se levanta não é se alguém trabalhou ou deixou de trabalhar, mas sim os meios à disposição para executar esse trabalho, ou seja, os meios utilizados para atingir o fim desejado. Quanto à rotatividade do favorecimento anunciado, a minha idade não me permite acreditar no Pai Natal e muito menos na livre circulação (ou circulação combinada) de fundos pelos parceiros sociais.
    O Político Residente

    ResponderEliminar
  5. Finalmente(ou não) tive o prazer(ou não) de ler aS suas críticas(ou à partes)sobre ..o q um grupo de jovens pode influenciar num concelho...oraaa vamos por partes... Se bem me lembro, antigamente antes da entrada da Jica nas festas do concelho,a maioria dos sócios estavam «espalhados» pelas várias tasquinhas...logo, sempre foi pessoal com uma boa índole q trabalhava sem remuneração dispostos a contribuir para o crescimento do concelho e arredores... Se bem m lembro tb, as festas foram tendo um decréscimo em todos os sentidos e uma grande desvalorização a nível nacional...já q há mtos anos eram umas festas bem conhecidas a nível nacional e hj em dia perguntam-me «Onde é q isso fica?»... Uma coisa mto importante aqui é q «Mudam-se os tempos , mudam-se as vontades» A JICA entrou nas festas e arrasou...quer queiram quer não... até pq cada um dos elementos «atraía» mta gente de fora e convidava a não só visitar a JICA como .obviamente a conhecer as festas...Que eu me lembre também Nunca houveram brigas,feridos,mortes ou paragens a Hospitais saidas da Jica..ahahahahah... Até pq está mto bem organizada e apesar de ser malta nova têm dois dedos de testa...bebam água,vinho ou cerveja há certos valores q o alcool não altera...e de certeza q não era qq grupo q funcionava tão bem,volto a frisar SEM REMUNERAÇÃO,POR AMOR AO CONCELHO E hÁ CAMISOLA...
    E se bem me lembro também a JICA começou do nada com o trabalho voluntário dos jovens de Montalvo e arredores e sem grandes ajudas de custo extriores!!!No suor tá o ganho!!!
    Na freguesia de Montalvo, a Jica resuscitou quase todos os custumes antigos q existiam e q deixaram morrer...e ainda digo mais...é por estas e por outras q o pessoal vai divertir-se para outras localidades,muda de cidade ou prefere viver num concelho com mais VIDA... Porque se os Jovens são o futuro pq haveriam de querer (con)VIVER no DESERTO? enumerem-me em quantos concelhos vêem jovens com tanto empenho sem receber nada em troca a trabalhar enquanto os outros se divertem????????? E para q? CONVIVIO,HUMANIDADE,UNIÃO...Manter as nossas raizes, os nossos custumes...
    Para acabar e com todo o respeito sem querer ferir susceptibilidades...Se este ano não fosse a JICA a manter o pessoal em Contância, garantidamente a festa acabava por volta das 22h,isto se a meia-idade se aguentasse... Concerteza não é do agrado de mtos ouvir o som irritante dos ranchos..é tradição quem quer vê e ouve quem não quer tem bom remédio... assim como tem de haver uma alternativa para q os imensos Jovens existentes do concelho invistam na festa, se divirtam e não vão arejar para outras bandas e enrriquecer as cidades vizinhas! bem haja à JICA!

    ResponderEliminar
  6. Oh amigo, o senhor vê-se que é uma pessoa culta, e também é democrático, quem não gostar de house, tecno, hardcore, hip-hop, metálica, heave metal é tangas, não sabe curtir, é snob, cota, sim senhor! Por acaso sabes o que é música a sério, sabes ler uma pauta? Se te irritam alguns sons não saias do teu quarto, snifa uma risca, bebe uma bejeca e bate com a tola na parede, aí curtes na maior! No teu quarto podes começar a bombar por volta das 22 até ao raiar da aurora.

    ResponderEliminar
  7. Aconselhava os jovens, alguns jovens, aqueles que podem estar a ser visados nestas discussões (ainda bem que aparecem sites destes, senão ficavamos amordaçados) aserem comedidos no que dizem em defesa da sua honra, é que para dizerem baboseiras como o anónimo das 00.13 de 30 de Abril, mais vale estarem calados. Para elaborarem manifestações mais radicais façam festas apropriadas, como o fazem por exemplo os ´´4 CC``, onde é que está a necessária diversidade cultural que abranja todos os sectores da população do concelho no discurso deste Sr.? Que conhecimentos tem o Sr. sobre manter raízes e costumes, só se for o levantamento de copos, chamar o gregório, partir umas garrfas de minis contra as paredes e outras actividades desportivas muito antigas, tento na lingua jovem! Sabes lá tu o que é dar a conhecer o concelho fora de portas, se calhar as pessoas a quem perguntas onde é Constância têm uma péssima cultura geral. Por acaso imaginas que o associativismo pressupõe ganhar uns trocos à conta dos otários? Nas colectividades não se ganha dinheiro, trabalha-se gratuitamente em prol da comunidade local, percebes ou queres que te faça um desenho?

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que num concelho tão pequeno há tantas colectividades e associações a trabalhar! e tanta gente para reclamar! até parece que este é um concelho vivo e participativo! ainda bem que há blogues destes para defenderem a sua sardinha! porque sim, uns têm outros choram...e "que não chora não mama"! Sem dúvida que a JICA tem feito um bom trabalho, sem dúvida que os 4CC também têm feito um bom trabalho! Mas ainda bem que a JICA teve coragem e agitou as águas, vamos ver que ideias melhores têm os senhores críticos para as festas do próximo ano! E vamos ver qual a tasca que têm mais povo! dar a conhecer o concelho tem várias vertentes... espera-se que todos as exlporem de todas as maneiras melhores para o concelho! Se a JICA foi arrojada?! foi! Se fez bem? se calhar devia ter avisado o que ia fazer e aí já não acontecia... mas também digo que se devem romper algumas barreiras para as coisas andarem para a frente! Foram arrojados e isso foi bom! a tradição é bom até certo limite! a mudança é boa até certo ponto! tem tudo que ser q.b.! deixem-se lá de tretas e trabalhem vocês também!

    ResponderEliminar
  9. Se há alguém aqui isento de cultura e competivismo saudavel não sou eu de certeza... falam,falam,falam e não fazem nada... ah! sim fazem... ficar a criticar o trabalho dos outro...Quanto à questão dos riscos e da música em altos berros e outras atrocidades q disse, poupe-me de sermões antiquados q já passei essa fase... Q eu saiba para os jovens se divertirem não precisam de «riscos...» em relação à música cada um ouve o q quer e o q gosta e viu-se pela enchente na Jica do q é q as pessoas Gostam... e para sua informação há mtos «cotas» por trás da Jica q concerteza concordariam cmg! Montalvo tem uma grande variedade de talentos juvenis seja em canto,música ou outros q tais...e estes sim dão vida ao concelho e preenchem datas comemorativas até então apagadas no tempo muito certamente por pessoas da sua categoria... Percebo q tenha razão em algum sentido e na parte em q fala na diversidade cultural... mas para isso tabém lá estavam outras associaÇões...ou não??? POis secalhar tb largaram as suas atividades e foram para a Jica... ahahahh Não estou de modo algum a criticar ninguém,portanto agradeço q não o faça pois nem me conhece, De qq das formas isto mais parece uma «Dor de cotovelo» q outra coisa! Deixe as pessoas trabalharem e divertir-se mas é! Quem não gosta não vai, não ouve ou pura e simplesmente vai para as outras festas dos outros concelhos q era o q teria acontecido se alguém ou alguénssss não tivesse feito nada!

    ResponderEliminar
  10. E sim ,aprecio fado,opera e muitos mais...como também aprecio Techno,house Hip hop e até pimba...a isto tb se chama cultura e diversidade musical, se é limitado nos seus conhecimentos e gostos musicais isso já é problema seu, volto a repetir q nao estou a criticar ninguém agradeço q não o faça!

    ResponderEliminar
  11. ..."quem não gostar de house, tecno, hardcore, hip-hop, metálica, heave metal é tangas, não sabe curtir, é snob, cota, sim senhor! Por acaso sabes o que é música a sério, sabes ler uma pauta? Se te irritam alguns sons não saias do teu quarto, snifa uma risca"... Ahahaha!!! Este comentário merecia um prémiozito!

    ResponderEliminar
  12. só para frisar que a tarde de folclore é cultural e organizado pela associação que talvez seja a mais representativa do nosso concelho pelo o país desde à 26 anos,não se deve criticar usando uma tarde bem sucedida por parte destes artistas que na tarde de domingo encheram a praça com gente de todas as idades!!!!só não concordo com isso de resto acho que a jica é uma associação recente já com grande sentido de sucesso do que é ter espírito associativo entre jovens o que de louvar pena não haver mais noutras freguesias jovens com atitude!!!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.