domingo, 15 de maio de 2011

Festa do Património e do Associativismo

Este evento decorreu em paralelo com a Festa da Primavera, no Parque Ambiental de Santa Margarida.

É uma actividade interessante, com enorme potencial, mas em que mais uma vez a população não adere em massa.

Para uns, trata-se de uma festa onde se come e bebe à borla!
Para outros, um sacrificio enorme ter de estar presente!

Das conversas que se foram escutando, algumas merecem comentários, porque são de mesquinhez tamanha, de pessoas que nada fizeram pelas suas terras e que nada vão fazer, porque a sua capacidade é nula, sendo alguns os verdadeiros "parasitas" desta nossa sociedade.

Quanto à comida à borla, é verdade que o Municipio ofereceu um bacalhau com migas, mas as bebidas e a exploração do bar estava a cargo de uma associação muito nobre e honrada, de seu nome "Os Relâmpagos" de Vale de Mestre.

Poderiam e deveriam ter passado pelas instalações dessa colectividade e ajudado a mesma.

No entanto, outras pessoas houveram, de uma colectividade em "berra" nas festas do Concelho e que supostamente deveriam ter dinamizado os jogos tradicionais, mas nada nem ninguem os viu.

A unica coisa que essa "pseudo associação" fez foi trazer um tronco de madeira com um prego, mas os seus elementos ainda agora se procuram, porque se dinamizar os jogos tradicionais é acompanhar as pessoas e principalmente as crianças e explicar-lhes como se joga determinado jogo, isso não foi feito.

Alguns desses elementos, ainda comentaram, quando seguiam as placas que diziam "BAR" e que apontavam para as instalações de "Os Relâmpagos" de que "por ai não, vai dar aquela coisa além, vamos ao café".

Sem comentários, para individuos sem caractér, interesseiros e que não viram aqui uma maneira de patrocinar o cruzeiro anunciado.

Quanto aos que não apareceram, deveriam ter aparecido, mas paciência, para o ano talvez haja mais...

19 comentários:

  1. ´´ Cada macaco no seu galho ``, este era/é um termo utilizado pelo nosso povo, nomeadamente pelos mais velhos e serve para definir as competências necessárias para o pleno desempenho de uma tarefa por parte de quem de direito. Ora como já foi por demais dissecado neste blog, a associação em questão tem os seus méritos (é inquestionável), a sua área de acção bem clarificada, até porque as provas dadas apontam todas num só sentido e nesse aspecto sejamos justos, fazem-no bem. Porém, julgo que não devemos extrapolar as suas competências para outras campos que escapam ao seu domínio, eu posso ser um excelente malabarista com uma bola de futebol e não perceber nada do jogo própriamente dito (passe a redundância), quero assim dizer que alguém por conseguir num determinado contexto exceder as expectativas projectadas (deixemo-nos agora dos hipotéticos apoios que ajudaram a suportar o evento), não indícia que consigam atingir as mesmas valências noutras áreas para as quais não estão vocacionados (nem preparados, nem tão pouco disponíveis). Atingir este patamar de compreensão é sinónimo de inteligência, portanto os emissores e os receptores, os estratégas e os possíveis obreiros, devem ter a noção que ´´ Roma e Pavia não se fizeram num só dia `` e que para a sua feitura muitos foram os arquitectos envolvidos e nenhum se imíscuia (afrontava, barrava, sustituia) no trabalho do próximo, cada um por si só era importante mas todos eram necessários para o resultado final.
    O Político Residente

    ResponderEliminar
  2. Ausência notada foi a dos eleitos para a Camara do partido da oposição.

    Ainda não estamos na altura dos votos ou preferem porco no espeto?

    ResponderEliminar
  3. A casamentos e batizados só vão os convidados.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez estão a deitar abaixo as pessoas de Montalvo, eu não sou de Montalvo, e fui a essa festa do património e assossiativismo, e foi um autentico fracasso, onde estava a população da margem sul,se não fosse as pessoas de Montalvo nem existia festa e a organização deixou a desejar (de todas as partes), no ano passado fui à mesma festa em Montalvo e estava uma coisa bem organizada, não necessitava de andar kms para comprar uma garrafa de água...e se estava calor...
    Antes de falarem façam as coisas como deve ser...

    ResponderEliminar
  5. Oh anonimo das 14:53 não deves ser de Montalvo, pois não, mas escreves no blog da JICA.

    Ai, os unicos comentarios era o Bar, mas se conhecessem a zona e ao lado do Parque Ambiental existe uma Associação, com muitos anos, e que estava a explorar um bar, onde se podia comprar uma garrafa de água a 50 centimos. E bastava andar cerca de 250 metros.

    Não interessava, pois não?

    Ah, e os jogos tradicionais???

    Não davam lucro, pois não?

    Mas se foi a isso que se comprometeram, também não vi ninguem a dinamizá-los, principalmente da JICA.

    A unica coisa foi chegarem com um cepo (será primo deles?) e mais nada.

    Atirem areia para os olhos, que é o que precisamos.

    ResponderEliminar
  6. Epa eu não entendo porque é que se da tanta importancia à JICA.... Existem actividades levadas a cabo por esta associação)? (a não ser as festas de Constância e Montalvo)

    ResponderEliminar
  7. Para já é a 1ª vez que escrevo num blog, nunca escrevi em lado nenhum e esta será a última vez vez que escrevo num blog com estes conteúdos.

    Em relação há Jica ou outra associação não sou a favor nem contra, cada um sabe o que faz e o que diz.

    Em relação há festa no Parque Ambiental continuo a dizer que estava mal organizada, porque quem tinha crianças pequenas ou mesmos os idosos tinham dificuldade em se deslocar, o Bar estava mal situado em relação ao ponto principal da festa.

    Só tenho pena que com estes comentários seja a qualquer associação que seja, só vai prejudicar o conselho....qualquer dia tudo acaba devido a inveja que nuitos têm.

    Um bem haja

    E até nunca mais.

    ResponderEliminar
  8. Duas perguntas a todos os que queiram responder:
    Será que este blog faz algo mais do que dizer mal de todos aqueles que tentam fazer alguma coisa pelo nosso concelho???
    Será que os que dizem mal sabem fazer o contrário???
    Realmente duvido.
    Este blog ataca associações e pessoas quando na maior parte não sabem (ou não querem saber) de metade do que comentam.
    Ao administrador só 1 pergunta (para não te cansar muito):
    Que raio já fizeste (ou tentaste) tu de útil para que o MEU concelho se desenvolva??
    Acho que sei a resposta.... NADA de NADA.
    Será que acertei???
    Mais uma vez se comprova que quando se quer se é completamente inutil e destruidor.
    O que vale é que existem pessoas que acreditam (e bem) que esse caminho apenas destroi tudo o que temos de bom e em vez de fazerem o mesmo seguem em frente.
    Ah já agora: Deixem de ser inuteis e façam alguma coisa para contraria o que acabei de escrever (podem querer que iria escrever a dár os parabéns por isso).

    ZP

    ResponderEliminar
  9. Realmente tu fizeste muito mais por acaso, isto sem querer advogar a defesa de ninguém. Tens transpirado de tanto trabalho em prol do TEU Concelho, não haja dúvidas. Quem é que aqui está a destruir o quê? Já agora porque não assinas o teu nome bem visivel, como dizes que fazes sempre e chamas burros aos que não o fazem? Parece-me que para além de asno, ainda trazes umas palas que só te permitem ver num sentido. Vai para o teu blog que é um luxo, igual à tua pessoa. Anedota.
    ATENTO

    ResponderEliminar
  10. Oh anónimo das 14.53, deves ter a mania da perseguição ou então vocês acham-se muito importantes, não? Que a festa estivesse mal organizada (antes pouco divulgada) tudo bem, agora que alguém esteja a dizer mal da população de Montalvo, por favor. Por falar nisso, sabes dizer-nos porque é que havia pessoas de Montalvo nesta festa, já que gosta de estatísticas deves saber responder a isso? E qual a razão (os factores que contribuiram para...) do sucesso da festa em Montalvo no ano passado? Vocês só vêem o que lhes interessa, mas têm que admitir e deixemo-nos aqui de bairrismo bacoco, onde ainda se faz alguma coisita sem apoios de índole alguma, é na margem sul, ponto final, parágrafo:
    - Deixem-se de tretas!

    ResponderEliminar
  11. ATENTO
    Talvez se tivesses mesmo atento sabias.
    Ah mais uma vez foi só certezas daquilo que nem fazes ideia do que dizes em que mais uma vez atacas não só a mim como a uma aldeia do, suponho, teu concelho...

    Anónimo 20:07
    "deixemo-nos aqui de bairrismo bacoco"
    "se faz alguma coisita sem apoios de índole alguma, é na margem sul"...

    Falando em contradições...
    Afinal tu é que tens de te deixar de tretas. Lol

    ResponderEliminar
  12. Ah o atento quer que meta aqui o nome...

    Aqui está: ZP

    Pelo menos até meteres aqui o teu...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Muito boa noite Srs. Leitores!

    Não querendo dar importância a blogs deste gênero, sinto-me no entanto obrigado a esclarecer algumas afirmações que aqui se depositam, visto ser visado em algumas e indiretamente envolvido noutras dado os meus envolvimentos em muitos projetos, entre os quais a JICA.

    Interessa referir que quem escreve o Blog da JICA sou eu, nunca se disse em tal espaço mal de ninguém nem do trabalho de alguém. Quem lê tal blog tem de ter uma coisa presente: A JICA não se percebe, a JICA sente-se! É uma maneira de estar como outra qualquer. E existem muitas diferenças educacionais que por vezes nos levam a compreender erradamente certas abordagens.
    Complemento tal dizendo que não faz parte da minha educação a agressão gratuita e anónima. Tenho pena que sejamos vitimas de tal situação frequentemente, principalmente neste espaço, onde nos apelidam de cepos, labregos, interceiros, entre outras coisas que por vezes custa a acreditar de se estar a ler.

    É o poder da internet, travam-se batalhas sem campo, com soldados sem rosto. 95% das pessoas que o fazem, não teriam coragem de o fazer caso confrontadas diretamente. Apenas se alimenta algo sem sentido nem proveito.
    E posto isto fica claro o porquê de não ser a favor de alimentar contextos do gênero deste.

    Importa ainda referir que já por várias vezes li "anónimos" questionarem que mais faz a JICA durante o ano... Sem ter a minima obrigação de responder pois para tal sugeria que se fizessem sócios e se deslocassem a sede própria, posso dizer genericamente que a JICA tem um Plano de Atividades aprovado em Assembleia Geral, cuja regra é "pelo menos uma atividade de 2 em 2 meses". Era bom que todas as Associações concelhias assim fossem. Acrescento que cumprimos, e mais, realizamos trabalho fora do Plano de Atividades como são exemplos o Projeto Achieve Colect Give Back esta Páscoa e anteriormente a entrega de roupa, prendas de natal e fraldas a uma, essa sim, muito digna instituição de albergue de crianças desfavorecidas localizada bem perto de nós. Acredito que quem tanto escreve mal da JICA desconheça projetos e localizações pois não interessa, quanto às pessoas envolvidas, todas se orgulham do que fazem e conhecem os locais em causa. E desejam voltar e repetir.

    Dizer ainda que o cruzeiro à 2 anos faz parte do referido Plano de atividades. E que a Festa do Associativismo é da responsabilidade de quem a organiza e que a JICA fez o que lhe fora pedido.. tal como no ano passado. Se acho uma falha não existir bar no local do evento? Acho. Até para "a muito nobre e honrada" (transcrição) associação considero que a montagem de um local de venda no centro da festa tinha sido muito mais proveitoso.. são pontos de vista!

    Aproveitava ainda para questionar os utilizadores deste blog se conhecem algum da mesma natureza dinamizado em Montalvo?

    (continua...)

    ResponderEliminar
  15. Referir ainda, dado que constantemente somos criticados por desejar apenas lucros, importa dizer que a JICA não é "subsídio-dependente" e que os frutos do nosso trabalho estão em nome de uma Associação coletiva legalmente cosntituida, com estatutos publicados em D.R., frutos esses que nos tornam independentes de tais subsídios... Posso informar que todos os equipamentos de restauração (mesas, fogões, talheres, loiças, etc, etc), som (em linha e PA), computadores, veiculo misto, etc. envolvidos nas nossas atividades são nossa propriedade... sem recurso a apoios de nenhum tipo! Sairam-nos do corpo. Dizer que possuímos ainda uma sede invejável, com instalações recentes, lá está mais uma vez, patrocinadas pelo esforço do nosso grupo, sem qualquer tipo de apoio! Muito pelo contrário... com muito obstáculo pelo meio!

    Preocupa-me o comentário (repetido) que se existe trabalho associativo sem apoios é na margem sul... será que quem afirma tal tem a noção da importância de tudo o que acima se disse e do fosso que está a criar num tão pequeno concelho que se quer unido e solidário a trabalhar em prol dos mesmos objetivos? E que tanto na margem Norte como Sul existem pessoas? Boas e más, claro está, mas pessoas? É dever de todos valoriza-las e não despreza-las, principalmente as capazes.

    Sobre a JICA, como também já li, penso que se está a dar demasiada importância à Associação, de jovens, visto a mesma não passar disso mesmo: uma união de jovens... que resulta em força! Rebelde em algumas situações, financeiramente proveitosa em poucas mas acima de tudo bonita de ser ver. E muito trabalhosa e saudável! (É invejável, compreendo..)

    Postos tais esclarecimentos e opiniões julgo ser de fundamental importância apelar à moderação das pessoas opinantes neste tipo de blogs pois as situações aqui sugeridas (muitas das vezes por desconhecimento!) podem um dia levar a um qualquer mal entendido cujas consequências podem ser graves! Acho que tá na altura de se terminar com todas estas agressões e prestação de informações erradas e fortuitas, vindas de todos os flancos para todos os flancos!

    Se a JICA é responsável por tanto mau-estar que tal todos se unirem e mostrarem o seu trabalho, cada um pela sua Associação? Claro está que muita gente já o faz (esses não são aqui os visados!) mas podiam ser mais!

    Deixem-se de blogs de escárnio e mal dizer que isto não leva ninguém a lado nenhum...

    De resto, por cá vamos indo, fazemos nossa a motivação das criticas mais agressivas... são resultado de trabalho bem feito em certas ocasiões, mal em muito poucas, mas resultado de trabalho! E afinal é para isso que cá estamos e enquanto tal rumo se mantiver continuaremos a crescer!

    Um bem haja a todos, muita saúde e trabalho!

    Nuno Cristóvão

    ResponderEliminar
  16. Pois é. Conversa fiada, que raio de pessoa és tu Nuno Cristovão que vais para uma Assembleia Municipal mentir sobre o striptease, quando já sabias o que ia acontecer, possivelmente o Presidente da Câmara também. E foste tu um candidato a um lugar púiblico, é por estas que o concelho ésta como esta. Tem vergonha, recolhe-te para n~ão seres mais envergonhado.Se fosse ati enrolava-me nos lencois e meditava.

    ResponderEliminar
  17. Importância a mais dá o prezado comentador a si próprio (Sr. Nuno). A actividade que vossa associação desenvolve apesar de meritória, não é directamente direccionada à população do concelho onde está sediada, neste aspecto estamos conversados e não valerá a pena perdermos mais tempo a tentar encontrar pontos de convergência no que respeita à verdadeira representatividade e dimensão de âmbito associativo concelhio. Não sou apologista do bota abaixo, aliás já o fiz saber neste espaço, dizia, cada qual deve desempenhar o seu papel o melhor que pode e sabe em defesa da sua dama, mas como é elementar, quem não se sente não é filho de boa gente. A grande questão e que tem provocado toda esta celeuma, para além dos aspectos puramente morais que são sempre respeitáveis mesmo para os não crentes, centra-se na vertente económica. Tudo o que se disser agora estará a saturar a discussão, mas na sequência do seu «desabafo» de esclarecimento, saberá o meu amigo que por mais que laborem os problemas centrais da totalidade das associaçãoes não só do concelho mas nacionais, está nos dinheiros que não esticam para cobrir as despesas certas que contraem. Diz o caríssimo que não são subsidiodependentes, mas decerto compreenderá e saberá, que a vossa condição é de cariz completamente diferente de por exemplo uma banda filarmónica, que tem necessidades logísticas e de apoio específicas. Uma banda para carburar mínimamente precisa de músicos, professores, fardas, instrumentos, transportes, local para ensaios e mais muito mais, certo? Tudo isto custa dinheiro, muito dinheiro e mesmo com os tais apoios autárquicos e mais alguns fundos que forçosamente têm que procurar, torna-se difícil sobreviver. Agora diga-me quais são as comparações possíveis entre a sua/vossa associação de cariz humanitário e a outra que frizei de carácter cultural? Qualquer das duas são necessárias e indispensáveis para o bem-estar social das populações que servem, mas os meios ao seu dispor é que são díspares e diferentes, percebe? Por isso as pessoas se manifestam, não por clara indisposição para com as pessoas que as servem e muito menos pelos fins, mas principalmente os meios.
    Mais uma vez quero deixar bem claro que respeito o vosso esforço, aprecio o vosso trabalho, mas dediquem às criticas somente a importância que o assunto merece e deixem as pessoas falarem, estão no seu direito. Se não responderessem às provocações, há muito que o assunto tinha sido morto e enterrado.
    O Político Residente

    ResponderEliminar
  18. Concordo plenamente com o seu comentário, exeto num ponto, gostei de ler o que li pois o mesmo é revelador de alguma formação, foi executado com educação (ao contrário de muitos outros que por aqui se leêm) e é por tal motivo que lhe respondo.
    No entanto também tem de concordar comigo quando digo que caso pessoas como o "Politico Residente" se identificassem e mostrassem interesse em debater todas estas ideias em local próprio tudo isto era evitável. Seria muito fácil para a minha pessoa vir para aqui identificado como "Politico Amador" por ex e proferir afirmações não responsabilizáveis... Mas talvez até seja essa a intenção... Mas tal também é uma pecha do nosso País: falta de gente que se assuma responsável! E cumpra.
    O seu comentário levanta mais algumas questões que mereciam ser esclarecidas (não, não dou demasiada importância a mim próprio, sim, todos os dinheiros colocados numa Banda ou numa CPM são bem colocados e poucos, nós só recebemos aquilo que merecemos e para executar aquilo a que nos propusemos!), como tal, e muito sinceramente, estamos a aguardar o seu contato para uma breve troca de ideias... Pois esse é um dos segredos da humanidade, a evolução da mesma assenta na partilha de informações adquiridas ao longo dos tempos e desenvolvidas na nossa existência.
    Resumindo, evoluam, critiquem em sede própria de cara destapada.
    Existe quem o faça e nós correspondemos, pois temos formação para tal.
    Agora, tal como aconselha, vou parar de dar importância a individuos que não existem, e nestes locais, pois como também já afirmei repetidamente estamos dispostos a colocar preto no branco, sentados à mesa, com papeis à frente de modo a que todos os interessados possam ficar devidamente esclarecidos. E orgulhos do trabalho que um "bando" de putos "sempre bêbados" faz, com os recursos que têm... que cada vez são mais, fruto do seu trabalho (e poucos apoios).
    Tudo o mais que se possa aqui dizer é fomentar o boato e a troca de informações muitas vezes erradas e não alicerçadas, algo que não nos levará a lugar algum.

    The End! ;)

    Beijinhos e Abraços para todos.

    ResponderEliminar
  19. Pois e não te interessa o striptease, a mentira...não venhas com moralidades, pois provaste que as não tens. Demite-te, possivelmente não perdrias a honra

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.