quinta-feira, 30 de junho de 2011

incompetências, incapacidades

O constrangedor momento de Fernando Nobre no parlamento deixa a pergunta sobre o que é ter capacidade para cargos públicos ou instituições que gerem fundos públicos.

Será bom considerar ou concluir que outros eleitos estão à altura do desafio e responsabilidade que lhes foi confiado? Caso de Passos Coelho (na foto em cima) ou Paulo Portas (na foto em baixo)?

E Constância, tem presidente, vereadores, deputados, dirigentes associativos, provedores, comandantes, responsáveis no ensino, etc, com capacidade e competência para as funções que desempenham?

E a população, os sócios, quando votam pensam nisso?

27 comentários:

  1. Julgo que ainda se vota muito por militância e esse tem sido um dos problemas da política portuguesa. Quantos politicos experientes, carismáticos e com capacidade de liderança apareceram na cena política nos últimos 30 anos em Portugal? Pouquíssimos, podem mesmo contar-se pelos dedos de uma mão e desses, só a dois/três foram dadas oportunidades de emprestar a sua mais-valia em prol do país. Quando dizem que só votando é que mudamos o panorâma politico, eu diria que só seria possível esse cenário se fosse realmente o povo a colocar lá (poder-assembleia-governo) um candidato, o seu candidato. Os candidatos são impingidos pelos partidos o que condiciona o sentido de voto, a competência é duvidosa pois é aquilatada pelos partidos e todos sabemos das manobras de bastidores para eleger A, B, ou C. Portanto, os partidos colocam lá quem lhes convém e não quem é mais competente.
    Quanto ao poder local, acho que se invertem um pouco as tendências apesar de continuar a existir a tal militância. As pessoas conhecem-se logo é mais fácil votar em quem é mais válido, e posso dar o exemplo do anterior presidente do executivo, lembram-se quando o dito entrou em conflito com o partido que o apoiava por causa da regionalização? Nessa altura constou-se que tinha assediado pelos partidos da oposição para avançar com outra cor politica. Se tal acontecesse acredito que ganharia igualmente as eleições, porque as pessoas sabiam o trabalho que desenvolveu no concelho e essa foi a melhor forma de o comprovarem. Todos falham, mas há uns que falham mais que outros e queiramos ou não, nem todos nascem com apetência para a política, porque não se dedicam à pesca, ou vão para a estiva por ex.?
    O Político Residente

    ResponderEliminar
  2. Três
    Décadas
    De
    Preterimento

    TDDP (2) by E.T.M.

    ResponderEliminar
  3. Oh amigo Diligente estou a ficar deveras desiludida com este espaço, deixaste que algumas alimárias te amedrontassem. Com a extinção do outro blog de Constância e com aparecimento deste fiquei com esperanças que o marasmo não se apossasse mais do ambiente da blogsfera. Estou triste, até porque agora seria interessante por ex. investigarmos como é a vida de alguns dos mais activos pseudopolíticos depois de terem perdido a protecção governamental, por acaso seria... Atenção que não desejo sangue, só queria noticias com seriedade para podermos contribuir com os nossos pontos de vista para o esclarecimento ou não da vida activa do concelho, logicamente que ao aflorarmos alguns acontecimentos mais ou menos polémicos, os visados não gostarão de serem esmiuçados na praça pública, mas esse é o preço a pagar pela visibilidade a que todos estamos expostos, desde que não se viole a vida pessoal de cada um e muito menos, se entre na ofensa como forma de desviar as atenções do objecto em causa.
    K@R@P@U

    ResponderEliminar
  4. Alguem me explica quais são os requesitos para chegar a 2º Comandante dos Bombeiros de Constância?

    ResponderEliminar
  5. Três
    Décadas
    Voluntariado
    Auxiliando
    Próximo

    TDVAP by E.T.M.

    ResponderEliminar
  6. hummmm e só ha uma pessoa com essas qualidades?

    ResponderEliminar
  7. Respondam-me a esta pergunta... Que é que blogs como este e o controverso e o santamargarida e o recados ao poder adicionam de importante às tomadas de decisão no concelho? Para mim nada !!! Se antes fossem para as assembleias municipais falar sobre estes assuntos faziam muito melhor. Antes, melhor. As tomadas de decisão na internet, a este nível, são uma ridicularização da democracia. E desta forma o autor, o Varino, que não tem autoridade alguma sobre estas questões, como nenhum de nós tem, é o mais rídículo de todos. Onde estão os usufrutos destas manobras cibernéticas? Para além das divisões e maldizer que reina? Não percebo o vazio, tão grande, na vida das pessoas para se sentarem à frente do PC para dizer mal dos outros. Não é muito triste? Digam-me! É triste ou não? É na internet que se esgrimem argumentos que mudam a microsociedade? É isto que querem para a vossa vida? E eu para a minha vida? Um qualquer homem sem nenhuma vocação ou qualidade para levantar problemas, agarrado à sua barriga volumosa a cagar pensamentos vazios que nós preenchemos? Somos assim tão rídiculos? Talvez. Esta omnipresença de abortos inconformados, de todo formados, a fazer a lista do que discutimos e fazemos reger na nossa vida? Oh político residente, que até gosto do que escreve, ponha mão nisto!!!
    É completamente estúpido andar a fazer isto, e eu contra mim falo. Ajude-me a ter novamente pensamento livre. Esta prima dona varina só faz com que haja regressão nas nossas vidas... É o mesmo que ter o quim barreiros, versão pseudo intelectual, a dizer o que devo pensar, sentir, discutir, falar. Que ditadura é esta? REGRESSÃO!! Se se sentirem bem assim, continuem. Eu vou parar. VAZIO VAZIO VAZIO VAZIO.. menos a barriga do diligente, cheia como um pipo de massa...

    ResponderEliminar
  8. Oh caríssimo(a) amigo(a) das 18.50, não me coloque nos píncaros que eu não mereço tal adulação. Sobre o que de bom ou mau se escreve pela blogosfera do concelho, é muito discutível e consigo formar várias opiniões dependendo dos pontos de vista. É lógico que ambiciono (falo em meu nome pessoal) muito mais em termos literários na expansão dos meus conhecimentos, mas nesse aspecto tenho que clicar noutras paragens e só me posso queixar de não existir algo de palpável nesse sentido, mas até ai também me sinto culpado por contribuir para o lote dos acomodados. No que concerne aos citados blogs onde se inclui este onde escrevo, poderão ter a sua utilidade em termos criticos na comunidade e por tal eu não tenho vergonha de botar aqui os meus singelos comentários. Já o fiz saber mais do que uma vez, que as opiniões anónimas são uma forma de denunciar as anormalidades do normal quotidiano de uma servil sociedade e estes espaços de uma forma geral, aprestam-se à divulgação dessas incongruências fazendo «serviço público» de informação às populações. Poder-me-ão perguntar (aliás já o fizeram muitas vezes) já que falo muito e bem segundo as suas palavras, porque não dou a cara e o não faço nos espaços adequados e com as pessoas certas? Porque meus amigos ´´Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém`` e já tenho idade suficiente para saber que certas verdades não se podem dizer sem corrermos riscos, mesmo de vida acredite. Os heróis infelizmente encontram-se todos no cemitério e como bem sabeís, existem factos claríssimos que são do conhecimento público mas que depois em termos judiciais já não são bem assim e podem-nos sair caro (a nossa justiça só protege quem tem mais posses, mesmo que não tenham razão). Quanto à idóniedade dos blogs, condeno os respectivos administradores/moderadores por não serem imparciais na especificidade dos alvos a dissecar, permitirem ataques à privacidade de cada um e deixarem alguns energúmenos escrever o que lhes dá na mona. Se não gostamos/concordamos com o que por aqui se faz ou escreve, só temos uma coisa a fazer: Não alimentar essa polémica com a nossa assinatura e sobretudo, não entrar pura e simplesmente nestes espaços.
    O Político Residente.

    ResponderEliminar
  9. Alguem, anónimo, escreveu:

    "Respondam-me a esta pergunta... Que é que blogs como este e o controverso e o santamargarida e o recados ao poder adicionam de importante às tomadas de decisão no concelho? Para mim nada !!! Se antes fossem para as assembleias municipais falar sobre estes assuntos faziam muito melhor. Antes, melhor. As tomadas de decisão na internet, a este nível, são uma ridicularização da democracia"

    O que é para este exemplo de cidadão a democracia?
    E a liberdade de expressão?
    E porque é que estes blogs versão pimba vos atormentam tanto?
    Eu também comungo da opinião do(a) Karapau, que este blog se deixou amedrontar, não sei bem porque motivo, mas se o amigo BASTA entende que estes espaços não têm valor nenhum, porque razão vem para aqui debitar arrotos de parvoice?

    ResponderEliminar
  10. Deve
    Ser
    Funcionário
    Publico


    DSFP by E.T.M.

    ResponderEliminar
  11. Este E.T.M. (até me escuso a fazer a tradução para não cheirar mal, assim quanto mais se mexe...) anda com paragens a mais na massa cinzenta, ou então com algum trauma provocado por alinhamentos sucessivos, uns atrás dos outros, uns atrás dos outros, uns...
    by Psiquiatra Diligente

    ResponderEliminar
  12. K@r@p@u, que assuntos gostavas tu de debater? não me parece que o tema do "voto consciênte e informado" não seja um assunto sério para discutir.

    Eu diria que Votamos sem qualquer informação, em grande parte pela pouco formação que Temos como povo. Casos como Portas, Socrates, etc, são exemplos óbvios do espelho da população.

    Enquanto virmos os partidos como um sporting/benfica/porto , não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  13. Então neste blog não se fala da acsensão do filho do Comandante dos Bombeiros 2º Comandante? Agora já não interessa denunciar a premiscuidade existente nas instituições do Concelho?
    A mim espanta-me o facto de criticar-se e apontar-se o dedo a uns e esconderem-se outros...
    Ao que parece o senhor em questão até nem é muito bem visto por questões de compet~encia dentro da corporação... va se la saber porque....

    Não percebo e gostava de perceber o porque de tal progressão na carreira, sendo que na mesma instituição e segundo corre pelas ruas, pessoas tão capazes ou melhores do que a pessoa visada.. fica o registo..

    ResponderEliminar
  14. Mau mau, mas já por ai se afirmou que o moço tinha nascido para a coisa, que não se podia colocar em causa a sua competência e profissionalismo, que... tal como o seu pai tem conseguido trepar pelos degraus rumo ao céu com pulso forte e muita, mas muita competência! Epa não venham agora dizer que o rapaz subiu de posto por influência paternal, porra pá! Agora só falta dizerem que o pai chegou ao topo da hierarquia dos bombeiros distritais (protecção civil)por influência politica, por favor! Quando temos que dizer as verdades que assim seja, quando as pessoas têm capacidades extraordinárias não há volta a dar, não existem por ai tantas figuras ilustres que consigam ser simultâneamente profissionais da mangueira (até formador no ramo), chegou a ser dirigente associativo, professor na USC, dirigente partidário, vereador, e... e... de certeza existe mais qualquer coisa, não consigo é lembrar-me neste momento! Meus amigos, o homem nasceu para vencer, são os génes familiares.

    ResponderEliminar
  15. Ó anónimo das 23.33 que presumo ser o caro Diligente, a questão que coloquei não se prende no que quero ou não discutir, ou se os Posts são ou não pertinentes, a minha critica ia no sentido do pouco andamento dos mesmos. Desde a abertura deste espaço e até há pouco tempo atrás, existia uma cadência moderada na colocação de temas para discussão e após aquela discussão da descoberta do sexo dos anjos, as novidades esvaziaram-se, o blog está dependente de uma ou outra achega que algum comentador vai colocando. Por isso eu disse, não tenha medo que ninguém lhe faz mal, seja consistente no que escreve, tenha convicções fortes (que faltam aos seus detractores) e ajude a purificar os ares poluidos de Constância.
    K@R@P@U

    ResponderEliminar
  16. Dê por onde der as conversas vão sempre dar ao mesmo lado...
    Só politicas e mesquinhice.
    Há pessoas competentes em todas as cores políticas e cada um dá o melhor de si.
    Quanto à mistura que fazem por vezes é explosiva e não leva a lado nenhum e é por isso que este concelho, que já foi um grande concelho, hoje está pequenino...
    Só deixo aqui um conselho: trabalhem em prol do concelho e deixem-se de tretas.
    Parabens ao 2º comandante e só para que conste: pode não ser consensual e é assim num país democrático, mas foi o que obteve mais votos e por isso mereceu o poso que tem.
    Ganhem todos juízinho que já são muito grandinhos. E este recado é para todos os lados

    O Amigo do Concelho

    ResponderEliminar
  17. Mas só é democrático quando falamos nalguns interesses, quando interessa é só tirania e comunismo a rodos? E porque é que o concelho agora é pequenino e já foi grande? Quando foi isso e porque aconteceu ou deixaram acontecer? E para finalizar, os votos foram comprados com a promessa de quê?

    ResponderEliminar
  18. 3º lugar
    Concurso
    Camarario
    2002
    EXCLUIDO

    3CC2$E by E.T.M.

    ResponderEliminar
  19. O AMIGO DO CONCELHO deve ser um trabalhador exemplar, o concelho deve-lhe estar grato por tanta dedicação, deve-lhe o concelho nas pessoas dos seus municipes, os bombeiros pela dedicação e amor à causa ($$$), a USC nas pessoas dos seus alunos. É realmente uma pessoa notável, quando não o gabam gaba-se ele próprio, deves perder muitas horas em torno do espelho.
    Zé Pássaro

    ResponderEliminar
  20. oh anonimo das 23.02, deixa-te dessas parvoices e coloca comentários como as pessoas, esses codigos sao muito snobs e nao fazem de ti mais inteligente nem mais criativo, acabas por escrever e ninguem te entender, se calhar nem tu.

    ResponderEliminar
  21. Ele
    E
    Os
    Outros
    Noventa
    Tres
    %

    EEOONT% by E.T.M.

    ResponderEliminar
  22. Ao
    Ignóbil
    Que
    Se
    Fez
    Passar
    Por
    Mim..
    Bem
    Haja!

    AIQSFPPMBH by E.T.M.

    ResponderEliminar
  23. K@r@p@u, voltaste a escrever tantas linhas, mas lançar um assunto "interessante" não o conseguiste mais uma vez.

    não sou diligente mas confesso que me faz confusão a incoerência: dizes que não são assuntos, mas não consegues apresentar outros, e comentas outros e outros sobre comentários de outros, depois lendo e analisando, não têm nada além de vazios e sem conteudo.

    Sei que vais responder uma "não-resposta", mas repito: que assunto gostavas de discutir? ou achas que não há nada de interessante em Constância e vens comentar nos blogs só por desporto, tipo facebook "gosto disto/não gosto disto"?

    ResponderEliminar
  24. Ouve lá ó cromo das 13.45, troca lá essa peixarada por miúdos, afinal quem se farta de escrever e não diz nada és tu. Mas quem é que tem que lançar posts neste blog e quem é que te disse que queria discutir o que fosse contigo? És convencido pra caramba, fazes-me lembrar alguém que tem andado afastado das luzes da ribalta depois de ter enfiado o rabinho entre as pernas por não ter estaleca para a politica e que agora apostou que está a interagir com uma pessoa e não podia estar mais enganado. Eu sou uma dama e não daquelas com quem costumas conviver, porta-te à altura das circunstâncias.
    Explica aí já que sou uma semi-analfabeta, o que é ´´ Responder uma não-resposta ``, já reparaste que estás a cair na tentação e não tarda o todo poderoso apaga-me os comentários por responder a provocações da treta. Mas garanto-te que não será esse o caminho para a salvação, os pecados merecem castigo e os mimosos como tu serão contemplados por Belzebu, Buuuuuuuuuuuuu, xôôôoooooo!
    K@R@P@U

    ResponderEliminar
  25. dizem que o homem praticava violencia domestica na primeira mulher e que esta tambem ja levou

    ResponderEliminar
  26. Ó anonimo das 13.39, diz lá o que te tá a embuchar, vá na vás morrer engasgado, diz aí tudo pra gente tamém saber. Tamém se não foremos nós esta m**** ganha teias d`aranha.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.